Viagem ao mundo ibérico

Professores da UnB se encontram na CAL para debate

Dia 15 de março (quarta-feira), às 19h, a Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX) apresenta o livro Os Ibéricos. História, Liberdade e Literatura. Viagens pelo Sublime, de Erivelto Carvalho e Isaque de Carvalho, "um livro de viagens reais e imaginárias, em várias dimensões", onde os autores "movem-se pela Ibéria, mas com um produtivo e original olhar brasileiro". Editada pela Nankin Editorial, a obra foi recém-publicada.

Durante o evento, a  atriz Raissa Gregori fará leitura de fragmentos do livro, e, em seguida, haverá uma conversa do autor Erivelto Carvalho com os professores Daniel Faria, do Departamento de História da UnB, e Edvaldo Bérgamo, da Cátedra Agostinho da Silva do Instituto de Letras da UnB. Durante a sessão de leitura e conversa, haverá também a projeção da leitura de trechos do livro e de depoimento de Isaque de Carvalho desde Santiago do Chile.

Formado em História pela Universidade de Brasília, mestre e doutorando em Filosofia pela Universidade de Lisboa, Isaque Pereira de Carvalho Neto é também roteirista do documentário Brasileiros em Nova York, realizado em 2008 (com Frederico Rêgo e Victor Leonardi), e, atualmente, tem desenvolvido projeto de documentário de longa metragem sobre Artur Arriscado, escritor e radialista angolano que realizou pesquisa sobre música étnica angolana entre os anos 1960 e 70.

Doutor em Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de Salamanca (Espanha), Erivelto da Rocha Carvalho é formado em História pela Universidade de Brasília, onde é professor da área de Literatura Espanhola e Hispano-Americana no Departamento de Teoria Literária e Literaturas. Cervantista, atualmente seu interesse está voltado para as  relações entre literatura e história no quadro das literaturas ibero-americanas modernas e contemporâneas.

Tal como referido no prefácio do livro, Os Ibéricos. História, Liberdade e Literatura. Viagens pelo Sublime é uma obra que "se enquadra dentro da crônica de viagem (récit de Voyage),  pois possui algo semelhante ao que foi feito por Goethe quando viajou pela Itália, por Eça de Queiroz no Egito, por Humboldt nos Andes e na Amazônia venezuelana e por Stephan Zweig, quando morou no Brasil, e por tantos outros escritores que, com talento e imaginação, conseguiram captar dimensões sutis e quase invisíveis da cultura do outro".

Apresentação do livro Os Ibéricos. História, Liberdade e Literatura. Viagens pelo Sublime, de Erivelto Carvalho e Isaque de Carvalho (Nankin)
Local: Auditório Gonzaguinha (térreo) da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis. Telefone 61 3321.5811
Dia: 15 de março (quarta-feira), às 19h