Horizonte da Arte na América Latina e Caribe

O CCBB de Brasília apresenta a mostra Horizontes da Arte na América latina e Caribe. A exposição, que teve abertura no dia 16 de agosto, traz cerca de 60 obras de artistas de 19 países da América Latina e Caribe. O intuito da mostra é de apresentar ao público brasileiro um recorte da poética dos países da região, quebrando o paradigma do extremo desconhecimento mútuo.

Foto: Paula Pratini.

Segundo os produtores, não se trata de um estudo aprofundado da produção artística da América Latina, a exposição reúne apenas um panorama parcial, a partir dos acervos de representações diplomáticas situadas em Brasília e de obras disponibilizadas pelos governos de cada país participante.

Quadro Las coles, de José Clemente Orozco, em exposição na mostra Horizontes da Arte na América Latina, no CCBB de Brasília (Foto: Museo Carrillo Gil/ Instituto de Bellas Artes do México)

São pinturas, gravuras e desenhos divididos em três eixos: “Das coisas”, com inventários do mundo; “Do horizonte”, com as paisagens; e “Dos retratos”, com rostos, corpos e suas marcas. Dentre os artistas brasileiros presentes na mostra, estão nomes importantes como Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Cícero Dias, Maria Leontina e Antonio Bandeira.

A visitação acontece na galeria 03 e vai até o dia 24 de outubro, de quarta a segunda, das 9 às 21 horas.

Serviço 
Data: 16 de agosto a 24 de outubro
Hora: das 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – CCBB
Entrada Franca
Classificação indicativa livre

Fonte: G1, Achabrasilia, Comunicabrasilia.
Brasília, 26 de agosto de 2016