Entre

Cinco artistas do DF ocupam as galerias da CAL, a partir de 20 de outubro

Tela, tinta, pregos, terra vermelha, madeira, nylon, parede descascadas e chassi de pinturas são alguns dos elementos que permeiam as obras de Antônio Obá, César Becker, Gabi, Marcos Antony e Thiago Pinheiro, que compõem a exposição Entre, em cartaz nas galerias da CAL,  a partir de  20 de outubro.

As instalações pictóricas e escultóricas criadas pelos artistas buscam refletir sobre o espaço expositivo e as diversas linguagens artísticas. “Entre é um laborioso trabalho de desconstrução poética da matéria e do espaço, uma ocupação entrelaçada. Ela percorre os intervalos dos corpos, o peso da matéria, o vazio, a fricção dos objetos”,  é assim que Atila Regiani, curador da exposição juntamente com Gregório Soares, define a mostra.

Feita com pregos enferrujados, Pregação de Antônio Obá,  analisa  as ações praticadas e repetidas pelas pessoas no cotidiano. Os poliedros carregados com grande quantidade de terra vermelha de César Flores se voltam para a imaginação material, na qual o homem é um ativo mediador da matéria. Vago,  de Gabi (Gabriela Silva de Andrade), feita com fios de nylon, fala de passagens, do ato de caminhar.

A série Móbiles de Marcos Antony, produzida  com amontoados de madeira,estabelece um elo entre a pintura e a escultura, e a série Peregrina de  Thiago Pinheiro reflete sobre os limites espaciais e críticos da pintura, por meio da utilização de alguns dos elementos tradicionais dessa linguagem artística,  como a tela e a tinta.

A galeria de Bolso da CAL vai funcionar como laboratório, durante o período  de permanência da exposição. Convidando o visitante a se integrar, participar, a intenção dos artistas é fazer com que o trabalho  assuma a concepção de obra inacabada, de vestígio.

Caminhada – Gabi e Antônio Obá são formados em Artes Visuais pela Faculdade Dulcina de Moraes. Becker, Antony e Thiago Pinheiro, pelo Instituto de Artes da UnB.

Arte-educador, Antônio Obá  participa de exposições individuais e coletivas desde 2001. Em 2010, César Becker e Gabi foram selecionados para o 1º Salão de Artes Plásticas da Câmara dos Deputados.

Gabi participou de algumas coletivas em espaços expositivos de Brasília, como Paisagem provisória, em 2014, no Elefante Cultural e Imagem, palavra, vertigem na Galeria Piloto da UnB, e, em 2010. Também ganhou menção honrosa em Fotografia, no 1º Salão de Artes Visuais das Regiões Administrativas do DF.

Em  2014, Marcos Antony  esteve na Expo Ocupação, no Elefante Cultural, e, em 2013, na mostra Quinze, na galeria Piloto da UnB. Thiago Pinheiro participou da coletiva Sete Mais, em 2014, na CAL,  e da mostra Dialogia em Cena, em 2013, no Fora do Eixo, no Espaço Piloto da UnB.

Serviço
Exposição Entre, com Antônio Obá, César Becker, Gabi, Marcos Antony e Thiago Pinheiro

Abertura: dia 20 de outubro (quinta-feira), às 19h
Local: Galerias CAL, Acervo e de Bolso da Casa da Cultura da América Latina (SCS Quadra 4, Edifício Anápolis). Telefone 3321.5811
Visitação: até 20 de novembro, todos os dias, das 9h às 19h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Brasília, 14 de outubro de 2016
Núcleo de Comunicação Social da CAL